quarta-feira, janeiro 12, 2011

Chuvas: Mais uma dose [...] por que a vida é assim?

Ai eu pergunto...
Se todo ano dá essas merdas por causa das chuvas, sempre no mesmo período, por que as cidades não tomam providencias durante TODO o resto do ano, por que não pode ou por que não quer?
Eu sei que não existe uma resposta simples para isso, mas porra... capital nenhuma dá manutenção a pelo menos a rede de esgoto que existe. Até no período sem chuva nada é possível ver que os bueiros não vão suportar uma chuvinha qualquer, várias ruas e/ou regiões de Salvador, Rio e Sampa (são minhas referencias) alagam por qualquer minuto de chuva.
Deve ser mais "fácil" fazer uma política de remediação do que prevenção, o que alias é cara do brasileiro padrão.
Por outro lado a população tambem não colabora... joga lixo no chão. Tem gente que fica tranquilo em jogar lixo no chão e ainda acha que está ajudando a manter o emprego dos garis, não é brincadeira. Outras pensam que por pagarem seus imposto tem o "direito" de jogar lixo no chão para alguem vir limpar! Vejo muitas calçadas que mais parecem mais um mini aterro sanitário. Onde vai parar isso tudo quando chove? Uma pequena parte entope rapidamente a precária rede de esgoto que existe e a outra fica boiando na "água".
Aqui no Rio por exemplo a Comlurb (Compainha de Limpeza Urbana), 40% do custo operacional é só para limpar as ruas da cidade. Será que se as pessoas sujassem menos as ruas uma parte desse dinheiro seria usado para dar o mínimo de manutenção na rede de esgoto? Não sei.
Claro que a questão não é só essa, existem pessoas que residem de forma inapropriada em área conhecidas de alagamento ou com iminente deslizamento, mas tambem não tem outro lugar para ir, e muitas dessas pessoas são cobras e pagam iptu de forma injusta. Apesar disso tambem ser uma assunto que o governo poderia interferir, esse ponto envolve outros problemas além dos alagamentos.
Fica parecendo a questão do ovo de da galinha, mas esse ciclo pode ser quebrado tanto pelo governo (mais fácil) quanto pela pessoas (mais difícil). Digo que é mais difícil pela parte das pessoas, porque é mais complicado mudar esse comportamento de jogar mais lixo no chão ou fazer calçada de aterro, pelo menos do dia para noite. Por parte do governo, basta ser do interesse dele e estar dentro do orçamento para criar um programa revitalização da rede de esgoto.
Bom, enquanto tudo isso não existe. Chega início do ano, chove, alaga, pessoas perdem tudo, pessoas morrem (infelizmente), aciona-se a Defesa Civil, passa no jornal, todos pensam: "oh! que horrível". Mas não tem problema, todo mundo canta Tom Jobin, as chuvas passam, o verão acaba, entre mortos e feridos "salvam-se" todos e ano que vem tem mais!

--------------------------------------------------------

Oi pessoal, muitas das idéias que exponho aqui no meu blog são discutidas em um grupo de email que participo.
A opnião abaixo é de Mateus Ross:

"Falou pra porra e falou tudo.
Só não concordo em certo ponto quando você fala que: 'existem pessoas que residem de forma inapropriada em área conhecidas de alagamento ou com perigo de deslizamento, mas tambem por não terem outro lugar para ir'

Eu falo isso por que trabalho aqui na CONDER e vejo as pessas que sabem que ali naquela enconta é area de risco que vai desabar e mesmo assim inssistem em está lá.
A CONDER - Compainha de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia faz programas habitação o ano todo para população carente, onde paga-se 30 reais por mês por uma casa de 3 ou 4 comodos.

O problema é que são em bairros/minicipios distantes centro da cidade como: Cia, Simões filho ou próximo à BR-324. Então eles preferem morar em uma encosta com situações de risco por que é na Barra, Nordeste ou outros bairros no centro.

Salvador não tem mais para onde ir... o destino é realmente essas opções.

Infelizmente nem todos tem esse pensamento ou conhecimento."

Nenhum comentário: