sexta-feira, março 18, 2011

Carros chineses! Será que vale?

O mercado autmobilistico brasileiro é muito estranho. Vejam só:
  • Mais de 70% do mercado está nas mãos de apenas 4 montadoras.
  • Preferimos itens de conforto a itens de seguraça
  • Itens de conforto que deveriam ser de série encarece em média 13% o valor do carro
  • Escolhemos carros pensando no valor de revenda, sem lembrar que compramos o carro financiado.
  • Carros do século passado ainda vendidos como carros atuais e super faturados.
  • A montadoras lançam aqui carros que acabaram de sair de linha em outros países.
  • Carros que são considerados carros populares no resto do mundo, aqui são promovidos a carros de luxo.
  • Motores 1.4 ou maiores mais economicos e mais potentes que os 1.0, mas não fazem sucesso.
  • Os carros vendidos na faixa dos R$ 20mil poderiam ser vendidos na faixa do R$ 10mil, os de R$30mil por R$20mil assim sucessivamente e ainda assim dariam muito lucro.
  • Brasileiro adora um lançamento, contanto que seja das 4 principais, caso contrário é totalmente averso.
  • Ninguém compra carro colorido. "É mais difícil de vender depois"

Esses são só alguns pontos que me lembrei agora. Agora vamos ao foco deste post. Os carros chineses, eles estão ai isso é fato. Falarei basicamente das Chery, JAC e Lifan, pois são as que eu tenho acompanhado mais. O surgimento delas aqui no Brasil foi possível por causa do acordo Brasil-China realizado logo após a abertura da China para o mundo. (Possível assunto de post: pq a china logo se abriu para o mundo conseguiu ter sua propria industria automobilistica e o Brasil ainda não. Lembrando: GM e Ford são americanas, Volks é alemã e Fiat é italiana.)
A maior parte dos carros dessas novas montadoras são em grande parte de encontro aos pontos citados a cima.
A Chery tem o QQ (hatch compacto tipo KA, Celta e Mille) a 22mil, o Face (monovolume estilo idea e fit) a 32mil, e o Cielo (hatch médio tipo focus, golf e bravo) a 44mil e o Tiggo a 53mil, todos com itens de segurança e conforto de série. Coisas que nos carros tradicionais são opcionais.
A JAC que iniciou suas operações oferece o J3 (hatch equivalente ao Gol e Palio) a R$ 38mil e o J3 Turim (no porte do siena e voyage) a R$ 39 mil. A princípio pode parecer caro, mas ao colocar todos os itens que o J3 e J3 Turim oferecem no equivalentes citados o valores passaram facilmente de R$ 40mil.
Por fim a Lifan que oferece o Lifan 320 (muito parecido como Mini) por R$ 32 mil o e Lifan 620 (equivalente ao Corolla, Civic) por R$ 43mil.
Todos esse carros citados, tem pelo menos vidro eletrico, trava elétrica, direção hidraulica, ar condicionado, airbag, freios ABS, controle de tração e estabilidade.
Eles estão a poucos mais de 2 ano no mercado brasileiro, e ainda o brasileiro comum acha um absurdo comprá-los pois são chineses, e relacionam a qualidade dos carros a outros produtos chineses que infelizmente não tem boa durabilidade.
Por outro lado esquecem que os iPhones, computadores de marca são produzidos lá, quase todo os produtos tambem com qualidade são produzidos lá.
Exemplo classico, o Gol, que parte dos 30mil pelado com os itens citados fica em R$ 41mil a versão 1.0, porque a verão 1.6 chega aos 45mil. Pausa para respirar, 45 mil reais em um gol? "Mas é 1.6 e é Volks: mecânica confiável, revenda fácil". Nem discuto mais essas coisas. Normalmente compra-se financiado, paga no final das contas quase 60mil. E qual o motivo da compra mesmo? O valor de revenda, a revenda muita vezes não leva em conta os opcionais do carro, mas mesmo assim ele consgue vender por 33mil. Na cabeça do cidadão ele comprou por 41mil e vendeu por 33mil, mas esquece que pagou na verdade 60 mil.

Vai entender!

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